Causas da síndrome de dependência alcoólica
Abuso físico, abuso emocional, abuso sexual, negligência, ambiente de violência doméstica, exemplos parentais de uso de álcool e outros tipos de sofrimento mental estão relacionados a uso de álcool por uma pessoa. Pilowsky, Keyes e Hasin indicam que o rsico de uso abusivo de álcool está associado a duas ou mais das seguintes situações: acesso ou exemplo de uso de álcool, divórcio, morte de pai e ou mãe, criação em uma instituição ou outra situação fora de casa ou ainda ser criado por pais adotivos. O resultado é que, duas ou mais desas situações aumentam em 63% as chances de uso problemático de álcool na fase adulta.
Em resumo, situações de sofrimento e insegurança na infância e ou adolescência, indicam maiores chances de uso abusivo de álcool nas pessoas. É possível ter uma ideia do perfil desse problema a partir dos atendimentos por uso de álcool no SUS (Sistema Único de Saúde). Usando um recorte de gênero, os atendimentos por idade em 2024 e início de 2025 é mostrado a seguir.
Interessante notar, mas sem surpresas, que homens são atendidos 4,58 vezes mais que mulheres, o que significa 82,1% dos atendimentos.
Ocorre um padrão semelhante para atendimentos por DIC : doenças isquêmicas do coração, que agrupa 6 doenças: Angina pectoris (dor torácica); Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); Infarto do miocárdio recorrente; complicações atuais e subsequentes ao infarto agudo do miocárdio (IAM); Outras doenças isquêmicas agudas do coração; e doenças isquêmicas crônicas do coração.
Os gráficos por idade mostram que, para homens, o pico da idade de atendimento por CID F-10 se dá aos 58 anos, já o pico de atendimento por DIC acontece aos 64 anos. Considerando uma hipótese para estudar, o fato de problemas cárdio vasculares se dar após 8 anos dos problemas de saúde mental relacionados ao uso abusivo de álcool.
Outro fator importante, sobre uso de álcool e saúde mental: na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, o IBGE investigou a ocorrência de estupros de estudantes do 9º ano:
Tabela 6083 - Percentual de escolares frequentando o 9º ano do ensino fundamental, dentre aqueles que foram forçados a ter relação sexual alguma vez na vida, segundo a pessoa que forçou a relação
Pessoas do gênero feminino têm um índice menor que masculino. Há aqui um possível paradoxo de que, sendo um fator de risco para o uso de álcool, mulheres deveria ter mais atendimento que homens. Aqui pode-se levantar algumas hipóteses:
-
Mulheres têm mais facilidade de conversar sobre assuntos difíceis e, por isso, tem menos necessidade de uso de recursos de alívio de sofrimento, como o álcool;
-
Mulheres tendem a manter o cuidado com a saúde, mesmo depois da adolescência;
-
Homens são ensinados a não falar sobre o que sentem, ao contrário de não serem ensinados a falar sobre o que sentem;
-
O uso do álcool é socialmente aceito e estimulado para homens;
-
Há varios outros fatores que podem causar sofrimento.
Referências
Pilowsky DJ, Keyes KM, Hasin DS. Adverse childhood events and lifetime alcohol dependence. Am J Public Health. 2009 Feb;99(2):258-63. doi: 10.2105/AJPH.2008.139006. Epub 2008 Dec 4. PMID: 19059847; PMCID: PMC2622772.